Copinha da FGF

Fora de casa, Pelotas perde por 1 a 0 para o sub-20 do Grêmio

Com força máxima, Lobo é derrotado no CT Hélio Dourado pela terceira rodada do Troféu Rei Pelé e agora foca em decisão contra o Inter-SM, pela Série A-2

Foto: Lucas Canez - ECP - Titular da equipe ideal de Wiliam Campos, meia Vitor Júnior jogou todo o tempo em Eldorado do Sul até ser expulso aos 48 minutos da etapa final

Matéria atualizada às 18h06min desta quarta-feira.

O Pelotas perdeu por 1 a 0 para a equipe sub-20 do Grêmio, durante a tarde desta quarta-feira (5), pela terceira rodada da primeira fase do Troféu Rei Pelé. O técnico Wiliam Campos surpreendeu e usou força máxima, mesmo com foco na partida decisiva contra o Inter-SM, pela Divisão de Acesso. Ainda assim, o Lobo acabou superado pelos garotos tricolores. O gol foi marcado pelo centroavante Lucas Caniggia, aos 12 minutos da etapa final.

O resultado mantém o time da capital na liderança isolada do grupo C da Copinha da FGF, agora com nove pontos em três jogos. O Áureo-Cerúleo, que entrou em campo duas vezes pelo torneio, segue com três pontos, em segundo lugar, empatado com o Novo Hamburgo. Após visitar Santa Maria pela 13ª rodada da Série A-2, às 11h de domingo, o Pelotas receberá o Real, de Tramandaí, na próxima quarta-feira, às 15h.

Escalação surpreendente

Ao contrário do que se esperava, Wiliam Campos promoveu apenas três alterações no time do Pelotas em relação à escalação da derrota para o Bagé: Jeder, Xaro e Elias foram titulares nos lugares, respectivamente, de Rogério, Roger Bastos e Robério. O zagueiro e o lateral-esquerdo não ficaram nem no banco após saírem lesionados do revés na última rodada da Série A-2.

Também chamou atenção a primeira aparição do volante Felipe Guedes entre os relacionados. Recuperado de lesão, ele ficou no banco, mas não atuou. O lateral-direito Léo também saiu do departamento médico. Em campo, taticamente o Lobo se manteve no tradicional 4-2-3-1 de toda a temporada, com Thalles outra vez cumprindo o papel de homem mais avançado do ataque.

Sem gols até o intervalo

O Grêmio iniciou o jogo apostando em uma marcação alta para dificultar as saídas curtas do Áureo-Cerúleo. A gurizada tricolor dominou a partida até os 12 minutos, quando um escanteio quase gerou o gol dos donos da casa após uma saída ruim de Jacsson. Em seguida, depois de começar a fazer Vitor Júnior ter maior influência nos lances ofensivos, o Pelotas cresceu.

Com liberdade para flutuar por todas as zonas do campo, o camisa 22 conseguiu levar o time ao terço final. O Lobo não criou nenhuma grande ocasião de gol, mas cabeceios de Heverton e Tony Junior levaram certo perigo. O Grêmio respondeu em cobrança de falta de Cheron, para fora, antes de Elias cair no gramado com a mão na coxa, indicando lesão muscular. Ele foi substituído por Jandson e, naturalmente, virou dúvida para o jogo de domingo em Santa Maria.

Substituições melhoram o Tricolor

O técnico Airton Fagundes mexeu duas vezes no Grêmio para o segundo tempo. As trocas deixaram o time mais ofensivos e renderam resultado imediato. Aos cinco minutos, Lucas Caniggia acertou o travessão de Jacsson, que depois precisou trabalhar em chute de Rubens. Até que aos 12, Lucas Caniggia se esticou em cruzamento da esquerda e mandou por baixo do goleiro do Lobo para abrir o placar: 1 a 0.

Acuado, o Pelotas conseguiu chegar à área em escapada de Tony Junior, mas o camisa 7 azul e ouro foi desarmado, na bola, antes de finalizar, por José Guilherme, destaque gremista. Na sequência, a gurizada tricolor poderia ter ampliado em três situações: Caniggia perdeu chance incrível, sem goleiro; e Rubens mandou batida por cima, uma que Jacsson defendeu e outra na trave.

Nesse intervalo, na metade da etapa final, Wiliam Campos fez de uma só vez as quatro substituições restantes. O Lobo passou a atuar em um 4-1-3-2, muito ofensivo, somente com João Marcos de volante. À frente, Tony Junior, Vitor Júnior e Ruan, com Thalles e Robério formando dupla de ataque. A única chance de empate foi clara, aos 44, quando João Marcos mandou no travessão após passe de Xaro, dentro da área. Nos acréscimos, Vitor Júnior tomou o segundo amarelo e foi expulso.

Wiliam Campos justifica uso dos titulares

Após a partida na Região Metropolitana, o técnico Wiliam Campos relacionou a utilização de força máxima à imprevisibilidade da semana de treinos. O treinador disse que as chuvas atrapalharam as atividades da equipe antes da partida contra o Bagé, e o jogo diante do Grêmio serviu também como alternativa movimentar o time considerado ideal antes de viajar a Santa Maria.

“A gente está, nessa competição, pensando jogo a jogo. A gente semana passada não botou o time que vinha jogando na Divisão de Acesso pra tentar treinar e, no fim, não conseguimos, pela situação das chuvas. Hoje também foi pensando em cima disso. A gente sabe que pode vir a chover, já estava chovendo na saída de Pelotas [ontem pela manhã], e aí a gente tem dificuldade de ter campo pra treinar”, afirmou.

Na visão do comandante do Lobo, o balanço do jogo de ontem foi positivo. Ele elogiou o gramado do CT Hélio Dourado e a atuação da equipe principalmente no primeiro tempo. Wiliam Campos disse ainda que as substituições deram certo, deixando o time mais ofensivo e gerando a situação de gol de João Marcos, no travessão.

"Competimos contra uma grande equipe de igual pra igual. A gente tem uma semana decisiva, temos que ressaltar a luta, a entrega e a competitividade que a equipe teve. É descansar esses jogadores e tentar trabalhar, se o tempo permitir, pra fazer um grande jogo no domingo. É uma partida dificílima, uma final [contra o Inter-SM]”, avaliou.

Primeiro tempo
12’: Jacsson sai mal em escanteio e a bola fica viva na pequena área, mas o ataque gremista não consegue colocar na rede.
14’: Após falta ser afastada pela zaga, Germano pega de primeira de fora da área. Segunda finalização do Lobo no jogo, a segunda do camisa 8.
18’: Vitor Júnior, Germano e Elias fazem boa triangulação rápida e a bola chega em Xaro, que levanta da esquerda. Defesa do Grêmio tira na segunda trave antes de Tony Junior concluir.
20’: Vitor Júnior cruza e Heverton cabeceia por cima.
22’: Cheron cobra falta à direita de Jacsson.
23’: Vitor Júnior levanta e Tony Junior cabeceia para defesa de Felipe Scheibig.
31’: Cheron bate falta e Jacsson espalma.
35’: Elias sente problema muscular e pede substituição. Entra Jandson.
37’: Depois de cruzamento rasteiro, Luiz Eduardo pega sobra e chuta forte, de primeira, por cima.

Segundo tempo
5’: Lucas Caniggia acerta o travessão de Jacsson na melhor chance do jogo até então.
6’: Athos chuta e Jacsson pega firme.
8’: Rubens faz boa jogada e toca para trás. Josué bate e Jacsson espalma.
12’: GOL DO GRÊMIO. Lucas Caniggia se estica após cruzamento de Athos e toca por baixo de Jacsson: 1 a 0.
16’: Tony Junior invade a área e é desarmado com carrinho de José Guilherme.
23’: Cheron cruza rasteiro na segunda trave e Caniggia, livre, perde gol inacreditável.
27’: Rubens intercepta passe errado de Claudio na saída e bate por cima do gol.
29’: Rubens emenda uma meia-bicicleta e Jacsson pega firme.
34’: De novo ele: Rubens bate rasteiro e acerta o pé da trave esquerda de Jacsson.
44’: Xaro bota na área e João Marcos carimba o travessão com pancada de canhota, perdendo a melhor oportunidade do Lobo na partida.
48’: Cartão vermelho. Vitor Júnior toma o segundo amarelo e é expulso.

Troféu Rei Pelé
3ª rodada

Grupo A

Quarta-feira (5)
Monsoon 1 x 0 Inter-SM
Aimoré 6 x 0 Novo Horizonte

Grupo B

12 de julho
15h
| União Frederiquense x Juventude

13 de julho
19h
| São Luiz x Passo Fundo

Grupo C

Quarta-feira (5)
Grêmio Sub-20 1 x 0 Pelotas

15 de julho
15h
| Real x São Borja

Ficha técnica

Grêmio (1): Felipe Scheibig; Luiz Eduardo, Paulo, João Lima e José Guilherme; Josué, Kaick (Athos - intervalo); Cheron (Jefinho – 35’ 2T), Caio Araújo (Hiago – 17’ 2T) e Leandro (Rubens - intervalo); Lucas Caniggia (João Vitor – 45’ 2T). Técnico: Airton Fagundes.

Pelotas (0): Jacsson; Jacone, Heverton, Jeder (Claudio – 24’ 2T) e Xaro; Escobar (João Marcos – 24’ 2T), Germano (Ruan – 24’ 2T); Tony Junior, Vitor Júnior e Elias (Jandson – 35’ 1T / Robério – 24’ 2T); Thalles. Técnico: Wiliam Campos.

Gol: Lucas Caniggia, aos 12’ 2T.

Cartões amarelos: Kaick e Cheron (G); Vitor Júnior, Jacone, Escobar, Tony Junior, Germano e Ruan (P).

Cartão vermelho: Vitor Júnior.

Árbitro: Joseph Lopes.

Local: CT Hélio Dourado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grêmio 1 x 0 Pelotas: veja como foi Anterior

Grêmio 1 x 0 Pelotas: veja como foi

Entenda a situação do grupo A8 nas últimas três rodadas da Série D Próximo

Entenda a situação do grupo A8 nas últimas três rodadas da Série D

Deixe seu comentário